Prefeito assina decreto para regulamentar atividade de food trucks

//Prefeito assina decreto para regulamentar atividade de food trucks

Prefeito assina decreto para regulamentar atividade de food trucks

Um novo decreto regulando a atividade dos food trucks, veículos para venda de alimentos na rua, foi assinado nesta segunda-feira (19/6) pelo prefeito Rafael Greca. Com uma série de inovações, o decreto possibilita o trabalho dos veículos em locais públicos e foi construído usando os modelos de São Paulo e Nova Iorque.

O decreto foi feito pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paranaense de Food Trucks. Na assinatura, Greca lembrou que o decreto feito na gestão passada não foi aceito pela categoria. “Vocês me chamaram durante a campanha e nós cumprimos a nossa promessa”, disse Greca aos proprietários de food trucks. “Fico feliz em ver que são, em sua maioria, meninos e moças, gente jovem que está inventando seu emprego”, disse.

O prefeito elogiou os empresários e proposta dos trucks. “É uma visão moderna, que gera emprego e renda e as instalações são boas”, afirmou. “Pode ser usado com inteligência para animar bairros, para saídas de escolas e faculdades, saídas e entradas de jogos de futebol, de maneira que todo mundo tenha conforto e qualidade”, disse o prefeito.

A revogação do decreto antigo aconteceu no início do ano, pois o modelo se mostrou inaplicável. Desde então, o novo decreto vinha sendo elaborado de forma a atender as demandas da categoria. “Desde que atendam aos requisitos de trânsito e sanitários, todos os food trucks poderão trabalhar à luz da lei”, comentou o secretário Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César.

O próximo passo será a publicação de um edital de chamamento público pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento que, entre outros fatores, definirá onde ficarão os pontos de food trucks na cidade. O secretário Luiz Gusi enalteceu a integração da Prefeitura para a elaboração do regulamento. “É uma demanda antiga destes empreendedores e a população ganha com o serviço de food trucks da cidade”, comentou.

Participaram o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, o secretário Municipal de Defesa Social, Algacir Mikalovski, o coordenador de diversidade sexual da Prefeitura, Allan Johan, e o vereador Thiago Ferro.

Empresários

O presidente da Associação Paranaense de Food Trucks, Antônio Tanaka, afirmou que o momento representa um marco para a categoria. “Ficamos cinco meses discutindo com a Secretaria de Urbanismo e todos eles foram muito acolhedores”, relatou.

O vice-presidente da Associação de Food Trucks de Curitiba, Marcelo Vinícius Cabreira, também enalteceu o trabalho. “É um passo que gente deu, muito importante para a comunidade dos trucks”, e completou: “Importante que todos façam sua parte, trabalhando dentro da lei, para que possamos gerar emprego, tributos e crescimento econômico para nossa capital.”

O decreto

O decreto define que cada ponto de food truck poderá ter de uma a três vagas, de 2m X 10m cada. Os pontos serão apontados pelos empresários a partir de um edital de chamamento público, que será publicado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Os pontos serão avaliados para que não atrapalhem trânsito de veículos e pedestres e para que atendam à legislação ambiental.

O período para ocupar cada vaga fica dividido nos horários de 11h às 15h e das 18h às 22h, não sendo permitida a permanência nos dois horários na mesma vaga.

O decreto também define limite mínimo de distância para estações-tubo, pontos de ônibus e terminais (20 metros), feiras (200 metros), mercados públicos (200 metros) e hospitais e casas de saúde (200 metros).

O valor da taxa de uso por vaga será de R$ 29,80 por período.

 

http://gralhaazulnews.com/prefeito-assina-novo-decreto-que-regulamenta-atividade-dos-food-trucks/

2017-06-20T12:49:27+00:00 junho 20th, 2017|Categories: Últimas|0 Comments

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.