Assembleia lança aplicativo que coloca a lei ao alcance da mão

//Assembleia lança aplicativo que coloca a lei ao alcance da mão

Assembleia lança aplicativo que coloca a lei ao alcance da mão

O sonho do acesso instantâneo à lei para todos está se tornando realidade no Paraná. Basta ter um celular conectado a internet. O estado ganhou hoje (20) um dispositivo inédito no país para garantir ao cidadão ter a lei, literalmente, ao alcance da mão. Foi lançado, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, o aplicativo para celular “Agora é Lei no Paraná”. Uma ferramenta que reúne mais de 140 leis estaduais de interesse direto do cidadão que podem ser acessadas com um simples toque. Com o aplicativo o consumidor pode fazer valer seus direitos em lojas, supermercados, shoppings, restaurantes, hospitais, bancos, escolas e companhias aéreas.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância do lançamento do “Agora é Lei no Paraná”, que já é reconhecido como o melhor aplicativo voltado para o consumidor do Brasil. “As pessoas, muitas vezes, não conhecem os seus direitos. Esse aplicativo permite que as leis sejam acessíveis a todos e possam ser usadas com facilidade”. O deputado enfatizou que o aplicativo foi produzido sem custo algum para o contribuinte.

A coordenadora do Procon do Paraná, Cláudia Silvano, que compareceu ao lançamento do aplicativo, enfatizou que essa foi uma “iniciativa muito positiva da Assembleia, que pode se conectar e complementar perfeitamente com os dispositivos digitais disponíveis no Procon para atender as reclamações do consumidor”. Cláudia Silvano observou que o celular é hoje o instrumento de interação por excelência. “Estatísticas indicam que as pessoas acessam o aparelho em média 70 vezes por dia. Esse é o veículo ideal para o consumidor”.

O secretário da Associação dos Magistrados do Paraná, Márcio José Tokars, outro convidado da cerimônia, também enfatizou a oportunidade de usar o celular como caminho para informar o consumidor. Citou uma estatística que indica que 25% dos brasileiros já foram vítimas de cobranças indevidas, “mas mais de 60% não recorreram ao Judiciário. Boa parte das vezes por desconhecer os meios e os caminhos para reclamar”. Justamente por isso, enfatizou que o aplicativo lançado pela Assembleia é “um belíssimo trabalho de acesso aos direitos”.

Criado pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná para ajudar o consumidor a conhecer as leis e cobrar seus direitos, o aplicativo traz ilustrações para facilitar a identificação do tema e tem uma linguagem simples. “Nossa ideia foi oferecer ao consumidor uma ferramenta que colabore com o seu dia a dia de uma forma prática. A população vai poder usar o aplicativo para cobrar seus direitos no ato”, explica a diretora de Comunicação, Kátia Chagas. Ela enfatizou que o dispositivo, que já pode ser acessado “off-line”, será “atualizado continuamente, a medida que novas leis que beneficiem o consumidor sejam aprovadas”,

O aplicativo foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, com suporte técnico do Setor de Tecnologia da Informação do Legislativo, sem qualquer custo para o poder público. Para conferir todos os detalhes da legislação basta clicar na ilustração e acessar informações. Como aplicação da lei, penalidades em caso de descumprimento, nome do autor e texto na íntegra. A pesquisa também pode ser feita pelo nome do deputado, categoria (saúde, educação, transporte, escolas, consumo) ou digitando uma palavra-chave referente ao tema.

O Procon-PR é parceiro da iniciativa e vai receber todas as denúncias encaminhadas pelo cidadão que, mesmo com o aplicativo, não conseguir fazer valer os seus direitos. A inspiração para o projeto foi a série de reportagens “Agora é Lei”, que desde fevereiro de 2016 dá destaque às inciativas parlamentares no site da Assembleia e também nas redes sociais. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e já pode ser instalado gratuitamente. Também é possível fazer a consulta pelo site da Assembleia.

 

2017-06-21T13:08:55+00:00 junho 21st, 2017|Categories: Últimas|0 Comments

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.